26 de Agosto de 1914 – A Batalha de Tannenberg

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livreA Batalha de Tannenberg

Data 26 de agosto a 30 de agosto de 1914
Local Allenstein, Prússia Oriental
(hoje Olsztyn, Polônia)
Desfecho Vitória do Império Alemão
Combatentes
Império Alemão Império Alemão Rússia Império Russo
Principais líderes
Império Alemão Paul von Hindenburg
Império Alemão Erich Ludendorff
Império Alemão Max Hoffmann
Império Alemão Hermann von François
Rússia Alexander Samsonov †
Rússia Paul von Rennenkampf
Forças
Império Alemão 8º Exército
150 000 homens
Rússia 2º Exército
230 000 homens
Vítimas
10 000 – 15 000 mortos ou feridos 78 000 mortos ou feridos
92 000 capturados

Batalha de Tannenberg foi um grande confronto militar travado durante a Primeira Guerra Mundial entre os exércitos alemão e russo, que ocorreu a zona sul de Allenstein (hoje, Olsztyn), Prússia Oriental, no período de 26 a 30 de agosto 1914. O lado alemão, representado pelo 8º Exército, possuía 150 000 combatentes, enquanto o 2º Exército Russo contava com 230 000 homens. A batalha foi vencida pelas forças alemãs que cercaram e destruíram as forças russas invasoras no sul da Prússia Oriental.

Inicialmente foi chamada de “Batalha de Allestein” pela mídia alemã, mas a pedido do General Hindenburg foi mais tarde renomeada, para fins de propaganda, como Batalha de Tannenberg. Na verdade, a cidade mais próxima da área principal da batalha não é Tannenberg (hoje Stębark), mas sim Hohenstein. Na historiografia alemã a Batalha de Tannenberg foi uma derrota dos Cavaleiros Teutônicos pela União Polaco-Lituana ocorrida em 1410.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre

O general Paul von Hindenburg, assumiu o comando das forças alemãs e aniquilou o exército russo em Tannenberg. Forçou a evacuação da Prússia e entrou em território russo. Esta foi, provavelmente, a mais completa e espetacular vitória da 1ª Guerra Mundial – o cerco e a destruição do 2º Exército Russo virtualmente acabou com a invasão russa da Prússia Oriental, antes mesmo desta ter realmente começado. A interceptação de mensagens, desavenças pessoais e a desobediência militar tiveram um papel preponderante.

A imagem pode conter: 1 pessoa, barba

A vitória alemã em Tannenberg debilitou o avanço russo no leste da Alemanha e deixou a situação da Rússia no fronte oriental extremamente precária.

Comments are closed.