16 de Janeiro de 1917 – Telegrama Zimmermann

Quando este telegrama interceptado foi entregue a autoridades americanas contribuiu para acelerar o processo da entrada norte americana no conflito.O telegrama Zimmermann foi um telegrama enviado pelo ministro de Relações exteriores germânico ao seu embaixador Johann von Bernstorff no México,o qual propunha que seu embaixador devia imediatamente contactar o governo mexicano e propor a entrada deste país na guerra ao lado das potências centrais, se aceitasse o México com a posterior vitória receberia territórios perdidos do Texas, Novo México e Arizona, que foram entregues aos americanos após o Tratado de Guadalupe-Hidalgo, em 1848.

A interceptação foi realizada pelos criptógrafos britânicos Nigel de Grey e William Montgomery, os britânicos estavam com uma chance de ouro nas mãos, a entrega destas informações interceptadas assegurariam uma entrada mais rápida americana na guerra entretanto por outro lado se divulgassem que o telegrama foi interceptado poderiam avisar os alemães que sua criptografia estava desatualizada e já havia sido quebrada.

A interceptação só foi possível pois cabos submarinos enviariam a mensagem da embaixada alemã em Copenhague até a Embaixada alemã nos EUA e posteriormente seria passada ao México, não havia a preocupação germânica em passar a mensagem pela sua embaixada nos EUA pois os norte americanos não detinham tecnologia suficiente para interceptar este tipo de criptografia.

Os britânicos planejaram um modo de então avisar aos americanos o conteúdo deste telegrama sem notificar os alemães sobre a quebra da criptografia e ao mesmo tempo sem causar o constrangimento perante seu aliado no ocidente por estar tendo os seus canais de comunicação monitorados, os britânicos pressuporão então que o telegrama seria enviado via telégrafo ao México e que a interceptação seria realizada durante esta comunicação,quando na verdade o telegrama havia sido interceptado ainda antes de chegar na costa americana.

Realizado este Plano,o Reino Unido mostrou a público o telegrama, no dia 26 de Janeiro o presidente Woodrow Wilson ficou ciente dos fatos e ficou furioso com isto propondo ao congresso que os navios americanos fosse armados contra qualquer possível ataque submarino alemão, ameaças estas que estavam presentes no telegrama.

No dia 1 de Março a notícia é amplamente difundida nos meios de comunicação já no dia 03 apesar de muitos acharem que o telegrama era falso o próprio Zimmermann confirma a autenticidade do mesmo. No dia 02 de Abril Wilson vai ao congresso pedindo a declaração de guerra que é acatada 4 dias mais tarde. Os alemães haviam despertado a fúria norte americana.

O Telegrama

Para o Embaixador Alemão no México

Berlim, 19 de Janeiro de 1917

No dia primeiro de fevereiro temos a intenção de começar a guerra submarina irrestrita . Apesar disso , é a nossa intenção de se esforçar para manter neutro os Estados Unidos da América.

Se esta tentativa não for bem sucedida , propomos uma aliança na seguinte base com o México : que havemos de fazer a guerra juntos e juntos fazer a paz. Daremos apoio financeiro geral e já é entendido ao México a reconquista do território perdido no Novo México, Texas e Arizona. Os detalhes são deixados para você ajustar …

Você é instruído a informar o presidente do México do acima na maior confiança  assim que é certo que haverá um surto de guerra com os Estados Unidos e sugerir que o presidente do México, por sua própria iniciativa deve comunicar-se com Japão sugerindo a adesão de uma só vez a este plano e ao mesmo tempo , oferecer-se para ser o mediador entre Japão e Alemanha.

Por favor, chame a atenção do presidente do México que o emprego da cruel guerra submarina agora promete obrigar a Inglaterra fazer a paz em poucos meses.

Zimmermann
(Secretário de Estado )

Ztel1b

 

Telegrama como foi divulgado ao público 

Deixe uma resposta