8 de janeiro 1918 – Os 14 pontos de Wilson

Com o fim da guerra se aproximando o presidente americano criou quatorze pontos que deram origem a Liga das nações.

Com a guerra aproximando-se de seu fim e o mundo exposto aos horrores que a mesma causara ao mundo o presidente norte americano Woodrow Wilson fez no dia 8 de janeiro um discurso ao congresso norte americano propondo quatorze pontos para que a paz fosse firmada e uma guerra como aquela jamais voltasse a acontecer.

O presidente tinha através destes pontos um ideal de que a paz deveria ser selada a todo o custo e não deveriam haver punições contra outras potências,sendo assim inibiria qualquer futuro conflito por motivos revanchistas ou econômicos.

Este documento foi o essencial para o surgimento da Liga das Nações,esta que foi o embrião da futura Organização das Nações Unidas.

Os 14 Pontos :

I) Convenções abertas de paz após o qual não haverá entendimentos internacionais privados de qualquer tipo, mas a diplomacia deve proceder sempre com franqueza e na opinião pública.

II) Liberdade absoluta de navegação sobre os mares, fora das águas territoriais, tanto na paz e na guerra, exceto quando os mares podem ser fechados no todo ou em parte, por uma ação internacional para a execução de convênios internacionais.

III) A retirada , do quanto for possível , de todas as barreiras econômicas e o estabelecimento de condições de comércio igualitárias com todas as nações que consentiram com a paz e a associação das mesmas para sua manutenção

IV) Deverão ser dadas e postas em práticas garantias adequadas para a redução nacional do número de armamentos para um ponto baixo que atenda somente a segurança domética.

V) Um livre e absolutamente imparcial ajuste de todas as reivindicações coloniais, com base em uma estrita observção do princípio de que na determinação de todas essas questões de soberania dos interesses das populações em causa deve ter o mesmo peso com as reivindicações justas do governo cujo título é para ser determinada.

VI) Retirada dos exércitos de ocupação da Rússia

VII) Restauração da independência da Bélgica

VIII) Todo território francês deve ser libertado,as partes invadidas restauradas e o mal feito à França pela Prússia em 1871 na questão da Alsácia-Lorena, que tem perturbado a paz do mundo por quase 50 anos, deve ser corrigido, a fim de que paz pode mais uma vez ser seguro, no interesse de todos.

IX) Um reajuste das fronteiras da Itália deve ser efetuada ao longo de linhas claramente identificáveis ??de nacionalidade.

X) Os povos da Áustria-Hungria, cujo lugar entre as nações que desejamos ver salvaguardada e garantida, deve ser dada a oportunidade mais livre de desenvolvimento autônomo.

XI) Desocupação da Romênia,da Sérvia e de Montenegro juntamente com o direito de acesso ao mar para a Sérvia

XII) Reconhecimento do direito autônomo aos Turcos e abertura permanente dos estreitos controlados pelos mesmos que ligam o Mar Negro ao Mediterrâneo

XIII) Um estado polaco independente deve ser erguido o qual deve incluir os territórios habitados por populações indiscutivelmente polonesas; o mesmo deve ser assegurado um acesso livre e seguro para o mar e cuja política e independência econômica e integridade territorial deve ser garantida por convênio internacional.

XIV) Uma associação geral das nações deve ser formada sob específicas convenções para o propósito de proporcionar garantias mútuas de independência política e integridade territorial para grandes e pequenos estados também

Thomas_Woodrow_Wilson,_Harris_&_Ewing_bw_photo_portrait,_1919Presidente Wilson

 

Deixe uma resposta