18 de Maio de 1944 – Falece o 2º Tenente Aviador Dante Isidoro Gastaldoni

A primeira baixa do 1º GAvCA aconteceu ainda durante o treinamento do grupo no Panamá sendo o 2º tenente Gastaldoni vítima de um acidente que o vitimou em 18/05/1944.

gastaldoni

 

Nasceu em Porto Alegre no dia 21 de novembro de 1923,tinha como irmão outro grande aviador da FAB chamado Ivo. Seu irmão foi responsável pelo afundamento de um submarino alemão na costa brasileira. Estudou o primário em um colégio estadual e devido a suas boas notas e excelente físico fez o ginásio no Colégio Militar do Rio Grande do Sul,foi transferido do colégio militar para a escola preparatória de cadetes e em 1942 ingressou na Escola da Aeronáutica dos Afonsos.

Durante sua passagem pela escola da Aeronáutica sempre estava entre as primeiras posições na classificação da escola ficando ao final do curso em primeiro lugar geral juntamente com outro cadete. Voluntariou-se para o 1º Grupamento de Caça e embarcou em um C-47 rumo ao Panamá,onde aguardaria a chegada do comandante Nero Moura para o início dos treinamentos. Foi tanto no lado pessoal quanto profissional admirado por seus colegas,sempre estava com os mesmos nas “rodas de chimarrão” que os brasileiros organizavam em Aguadulce. No âmbito profissional, principalmente na instrução de voo e teorias Dante foi classificado com Very Good na seleção para pilotos de caça e imediatamente começou a atuar nas missões de defesa do Canal do Panamá a bordo de um P-40 Warhawk.

Sempre quando havia qualquer contato por radar era ordenado as esquadrilhas de P-40 que decolassem imediatamente,no dia 18 de Maio de 1944 Gastaldoni sofreu um acidente fatal com seu avião, eis o relato do incidente narrado pelo então 2º Tenente Rui Moreira Lima em seu livro Senta a Pua ! :

” Estávamos voando,quando ouvimos pelo rádio o Ismar procurando por um avião de sua esquadrilha que tinha entrado em voo picado,sem que ninguém visse a recuperação. Silêncio,duvida em todos nós. Mais tarde ficou confirmada a perda de um P-40. Piloto, o Gastaldoni […] “

Foi enterrado com honras militares no cemitério de Corozal.

 

funeral Gastaldoni

 Funeral do 2º Tenente Dante Isidoro Gastaldoni no Panamá

Leave a Reply