22 de Janeiro de 1945 – Falece em combate o 1º Tenente Aviador Aurélio Vieira Sampaio

Um dos aviadores brasileiro que se dispôs a trabalhar tanto em função terrestre quanto na de piloto de combate, foi atingido fatalmente no dia 22/01/1945.

aurelio sampaio

 

 

Nasceu em Aracaju no dia 31 de maio de 1923 e foi para a cidade do Rio de Janeiro com apenas 9 anos de idade em 1932. Terminou o ginásio em 1938 ingressando em um curso preparatório para a Escola Militar tendo sido aprovado para a mesma no ano de 1940. Transferiu-se para a Escola da Aeronáutica dos Afonsos no ano de 1941, onde formou-se como aspirante em 30 de setembro de 1942. Assim que formou-se partiu para pilotar o P-36 passando em seguida para o P-40 em suas operações de patrulha marítima no litoral brasileiro, tendo como base a cidade de Fortaleza, Ceará.

Voluntariou-se para o 1º Grupamento de Caça e seguiu com os colegas pilotos em direção ao Panamá, apesar de sua dedicação nas aulas não foi considerado apto por instrutores americanos para ser piloto de caça, pediu então ao coronel Nero Moura para ser empenhado na função terrestre, sendo assim foi transferido  para o curso de controlador de radar em Albrook.

Em Tarquínia , Aurélio e mais alguns colegas pediram para solar o P-47 e até mesmo por intermédio dos pilotos de combate juntamente com a consideração de que os requerentes tinham 50% do curso de piloto de caça completos o comandante do 1º GAvCA , coronel Nero Moura, concordou em deixa-los fazer voos no perímetro da Base. No primeiro mês de operações dos brasileiros na Itália 4 pilotos ja haviam falecido, como não havia reposição Aurélio e seus companheiros apresentaram-se imediatamente para sanar esta falta de pilotos de combate, aprovados pelo coronel acabaram entrando em operação.

Ficou então a cargo da Esquadrilha Vermelha, tendo sido sua primeira missão em 18 de Dezembro de 1944, até o dia de sua última missão havia voado 15 destas. No dia 22 de janeiro decolou para uma missão de bombardeio junto a Esquadrilha Azul, durante o ataque acabou sendo atingido diretamente pela munição das armas anti-aérea alemã o que acabou levando-o a óbito.

Leave a Reply