26 de Abril de 1945 – Morre em combate o 1º Tenente Aviador Luiz Lopes Dornelles

Grande aviador brasileiro sempre se destacando desde seus estudos na escola militar acabou atingido antes de completar sua 89ª missão em 26/04/1945.

dornelles

 

 

Nasceu em São Paulo no dia 09 de junho de 1920 e ingressou a Escola Militar no Ano de 1939, sempre este estava destacado entre os melhores de sua turma desde sua passagem na escola militar até sua estadia na Escola da Aeronáutica dos Afonsos. Terminado o curso foi servir em missões de patrulha no Atlântico à bordo de um P-40 na Base Aérea de Natal juntamente com outros companheiros recém formados nos Afonsos que executavam as mesmas missões. Passou pelo Panamá onde tornou-se destaque pela habilidade em tiro terrestre e estar entre os melhores no tiro aéreo.

Chegando a Itália voava pela Esquadrilha Amarela do Capitão Joel Miranda, esta esquadrilha conhecida pelo imenso espírito combatente que seu capitão incentivava aos seus pilotos, acontece que em missões de caça bombardeiro estas eram acabaram sendo extremamente perigosas no jeito que os “Jambocks*” lançavam-se sobre o inimigo e por volta do mês de fevereiro a Esquadrilha Amarela acabou deixando de existir devido ao grande número de baixas que haviam sofrido onde grande parte de seus pilotos ou haviam saltado sobre linhas inimigas ou haviam sido mortos.

Era um grande guerreiro que não media esforços no cumprimento do dever, durante o período em que esteve operando acabou perdendo vários colegas que estavam junto ao mesmo só que na função de ala, foram ao todo 4 alas abatidos em suas missões. No dia 26 de Abril de 1945 já sob a ofensiva da primavera que os brasileiros tinham que atuar árduamente para cumprir a meta de missões diárias Dornelles partiu para atacar uma locomotiva em Alessandria, ao fazer o mergulho e explodir a locomotiva o avião não regressou acredita-se que o aviador brasileiro tenha sido ferido durante o mergulho por isso não fez o regresso tendo o avião chocado-se contra o solo, havia faleceu defendendo seu país em terras estrangeiras.

Ten. Luiz Lopes Dornelles, em foto tirada pouco antes do em

 

 

 

* Jambocks era o código nome que os brasileiros do 1º GAvCA receberam assim que ingressaram no 350º Esquadrão de Combate, tinham que usá-lo durante qualquer tipo de voo o que permitiria sua identificação, este codinome era seguido da cor de sua esquadrilha. Ex: “Jambock Yellow” : Avião do 1º Grupamento de Caça Brasileiro pertencente a Esquadrilha Amarela

Deixe uma resposta