14 de Maio de 1990 – Falece o 2º Tenente Aviador Danilo Marques Moura

Piloto brasileiro que participou de uma das maiores fugas rumo ás linhas aliadas, faleceu em 14/05/1990.

danilo

 

Nasceu em 30 de Junho de 1916 na cidade de Cachoeira do Sul , estado do Rio Grande do Sul. Era o irmão mais novo do coronel Nero Moura e foi justamente por influência do mesmo que ingressou no ramo da aviação civil, inicialmente fez o curso no aeroclube de Porto Alegre mais tarde seguiu para os Estados Unidos para assim completar o seu treinamento e tirar a sua licença completa de Piloto Civil.

Quando a guerra eclodiu  a FAB fez gestões junto ao governo Norte Americano para recrutar os aviadores brasileiros que estavam fazendo curso ou treinando naquele país, foi neste cenário que Danilo aproveitou sua chance de se tornar piloto de combate e foi para a Escola de Randolph Field, esta foi frequentada por 80% dos aviadores de combate norte americanos. Chegando ao Brasil foi convocado ,já na patente de aspirante aviador, junto á FAB. Foi promovido mais tarde ao posto de 2º tenente e ingressou no 1º Grupamento de Caça, foi ele quem conduziu a primeira turma de Sargentos ao Panamá organizando em Albrook Field a recepção aos colegas pilotos que chegariam posteriormente.

Durante a guerra voou 10 missões de combate junto a Esquadrilha Amarela sob o Comando do Capitão Joel Miranda, tendo sua primeira sido realizada no dia 19 de Novembro de 1944. No dia 04 de fevereiro durante sua 11ª missão de combate foi abatido na região de Castelfranco e iniciou uma jornada de retorno a base que durou por volta de 30 dias, chegou a Base Aérea em Pisa no dia 04 de Março de 1945 vinte e um quilos mais magro depois de ter percorrido mais de 450 quilômetros.

O restante da guerra continuou na função de chefe de garagem e não voou mais nenhuma missão de combate, já que se fosse capturado poderia ser executado como espião. Faleceu na cidade do Rio de Janeiro no dia 14 de Maio de 1990.

danilo e nero

 Danilo ( direita ) e seu irmão e comandante Nero Moura ( esquerda )

Leave a Reply