Produtos exclusivos para os amantes da História Militar!


PRODUTO: PÔSTER EXCLUSIVO DO MESSERSCHIMITT Bf110G-4, de Martin Drewes, feito exclusivamente para o Almanaque Militar. Produzido pelo estúdio República do Design, do renomado artista Anderson Subtil, o produto possui tiragem limitada à 10 cópias, todas numeradas!

PAGAMENTO E ENVIO: Tendo em vista principalmente os frequentes atrasos e extravios de encomendas pelos CORREIOS e os altos custos envolvidos no envio de uma lâmina impressa, estamos optando por oferecer somente o arquivo em JPEG da mesma, com a impressão ficando por conta do comprador. O arquivo será enviado via Wetransfer, assim que o pagamento do valor seja confirmado pelo comprador com o envio por e-mail do depósito bancário. A lâmina está dimensionada para o tamanho A3 (420mm x 297mm);  porém, como sua resolução foi superdimensionada, pode-se imprimir a cópia até no tamanho A-2 (594mm x 420mm), sem que se perca a qualidade da reprodução. Quanto à impressão, sugerimos que seja feita em um bureau de impressão ou em uma grande copiadora, garantindo assim um padrão mínimo de qualidade. Nestes locais, lhe indicarão o tipo de papel e de impressão mais adequado, mas novamente sugerimos impressão digital sobre papel Couchê L1 ou L2 e em gramatura 120 ou 180.

PARA O PAGAMENTO, VIA TRANSFERÊNCIA OU DEPÓSITO, ENTRE EM CONTATO COM:

CONTATO: Republicadodesign2018@gmail.com

TELEFONE: (41) 98806-8785 (WHATSAPP)

VALOR: R$20,00

AUTOR: Anderson Subtil é artista e produtor gráfico, estudou na Escola de Música e Belas Artes do Paraná e tem mais de dez anos de experiência no ramo gráfico e editorial. Em paralelo, atua como pesquisador autodidata e ilustrador de história militar, tendo já colaborado com várias publicações no Brasil e na Europa. Atualmente, faz parte da equipe da Revista Asas e desenha para as renomadas editoras Schiffer (Estados Unidos) e Helion (Grã-Bretanha).

DESCRIÇÃO DO PRODUTO: A lâmina aqui apresentada reproduz um dos aviões do ás da caça noturna da Luftwaffe Major Martin Drewes, enquanto Gruppenkommandeur do III/NJG 1, em Leeuwarden, norte da Holanda. Em meados de 1944, Drewes possuía dois aparelhos, ambos bimotores Messerschmitt Bf-110G-4: O primeiro era o G9+MD (Wr.N. 720410), sua aeronave operacional, equipada com uma combinação de antenas de radares Lichtenstein C-1 e SN-2, armamento modificado ao gosto do piloto e com os terrivelmente eficazes canhões oblíquos MG FF “Schräge Musik”; já o segundo – aqui representado – identificado como G9+WD, mas com Wr.N. desconhecido, era uma versão comum de caça diurna, sem equipamento de radar e ainda trazendo o armamento padronizado de fábrica, utilizado por ele para deslocamentos e em cerimônias, ambas situações comuns para um oficial na sua posição.

Tal aeronave, como era comum aos caças diurnos e noturnos da Luftwaffe, apresenta um padrão de pintura em tons de cinza, com o acabamento geral todo em RLM 76 Lichtblau, complementado por manchas suaves e esparsas em RLM 75 Grauviolett. Muitas fontes dão conta de que a letra W no código de identificação seguia o padrão alemão e estava aplicada em verde; contudo, o plastimodelista João Carlos Cid, amigo pessoal de Drewes, nos revelou que esta letra, neste caso específico, estava aplicada em preto, pois, de acordo com as palavras do próprio piloto, era a única cor disponível na ocasião da aplicação. Outra particularidade desse avião e que confere ao mesmo importância histórica, é o fato de levar na deriva esquerda as marcas alusivas às vitórias de Drewes em combate. Na parte superior, pode-se ver o número 25 encimando o desenho de uma Ritterkreuz (Cruz de Cavaleiro), referência às vitórias logradas antes do recebimento desta condecoração, em 27 de julho de 1944; A seguir, estão três fileiras de retângulos brancos, representando vinte e duas vitórias subsequentes; Em cada um pode-se ver o cocar da Royal Air Force (RAF) e uma faixa negra transversal, significando que todas foram conseguidas à noite contra bombardeiros britânicos.

 Algumas fontes falam que o G9+WD foi depois equipado com radares e armamento apropriado e usado com aeronave operacional, mas isto não pode ser confirmado até o presente momento.